Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Concurso de Cálculo Mental - SuperTmatik

Ao longo do tempo a Matemática tem sido o principal campo de treino para o raciocínio lógico e para o cálculo mental, assim, estudar Matemática é como fazer ginástica mental. A realização de jogos e campeonatos (…) alia raciocínio, estratégia e reflexão com desafio e competição de forma lúdica muito rica. (Currículo Nacional, 2001). É importante salientar que, num contexto mais informal, os alunos também podem desenvolver e mobilizar as aprendizagens matemáticas adquiridas. Este estimula, também, os alunos para a prática de estudo.


Durante os dois primeiros períodos de aulas, os alunos do 4º ano, jogaram muitas vezes e verificou-se que o empenho, a competição, a diversão, a dedicação, a motivação estão intimamente relacionadas com o jogo e, neste caso, com o Cálculo Mental. Em primeiro lugar, realizaram-se os campeonatos nas turmas, tanto na EB1/JI Condes da Lousã como na EB1/JI José Ruy. Nestes, os alunos competiram por um lugar no campeonato inter-turmas e aí, a competição aumentou um pouco de nível, uma vez que os alunos vencedores foram representar a sua turma. De seguida e depois de apurados os três melhores alunos de cada escola, realizou-se o campeonato inter-escolas. Este foi realizado num contexto mais formal, pois todos os alunos participantes foram até à Escola Dr. Azevedo Neves e assistiram ao campeonato no auditório desta. No final,todos receberam um diploma de participação e, os vencedores ainda receberam medalhas. Foi muito gratificante ver a alegria dos mais pequenos com as medalhas ao pescoço. Não esquecemos as escolas que, representadas pelos alunos, receberam taças.

Depois dos campeonatos inter-turmas e inter-escolas que serviram como treino, dois alunos do 4º A da EB1/JI Condes da Lousã, um aluno do 4º A e outro do 4ºB da EB1/JI José Ruy, vão participar na Final Nacional online, que se realizará de 10 a 24 de Maio. Esperamos ganhar!

Sem comentários:

Enviar um comentário