Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Visita ao Planetário de Lisboa


No dia 26 de janeiro fomos de autocarro com as professoras Mafalda e Catarina de visita ao Planetário de Lisboa.

Quando chegámos a Belém vimos o Museu da Marinha e, em seu redor, grandes barcos, canhões e alguns outros objetos relacionados com o mar. Depois de passarmos algum tempo na fila entrámos finalmente no Planetário.

A sala do Planetário era escura e redonda e o seu teto branco, em forma de tigela virada para baixo. As cadeiras estavam dispostas à volta da sala e eram todas elas inclinadas. No meio da sala estava o projetor e em frente deste estava a funcionária do Planetário que nos ia explicando tudo o que estava a acontecer.

Quando a sala começou a escurecer apareceram os 4 pontos cardeais - Norte (N), Sul (S), Este (E) e Oeste (O) - e quando estava completamente escura surgiram no teto milhões e milhões de estrelas, entre elas a estrela que dá luz à Terra: o sol. Depois foram aparecendo os vários planetas do nosso sistema solar e a lua, que é o satélite da Terra. Vimo-la nas suas quatro fases, ou seja: lua nova, quarto crescente, lua cheia e quarto minguante.

A funcionária ensinou-nos a procurar no céu a estrela Polar, que é aquela que nos indica o Norte. Para isso, disse, teríamos que encontrar primeiro a ursa maior e depois a ursa menor, pois a estrela Polar encontrava-se na sua cauda. Ensinou-nos que as ursas eram duas das 88 constelações existentes, sendo que uma constelação é um conjunto de estrelas. Depois vimo-las a todas no teto da sala: o leão, o touro, a balança, a virgem, o carneiro, etc. Observámos também a nossa galáxia e ficámos a saber que o seu nome é via láctea. Vimos um buraco negro, tendo-nos sido explicado que ele funciona como uma espécie de aspirador do espaço. A senhora alertou-nos para os cuidados que devemos ter com o nosso planeta, pois ele é o unico sítio que temos para  viver e que por isso temos de cuidar muito bem dele!!

No início da sessão a funcionária tinha-nos dito que, se nos comportássemos bem, no final teríamos uma surpresa. A nossa colega Liliane sempre pensou que a surpresa fossem doces a cair do teto, mas na verdade o que vimos foi o fenómeno dos relâmpagos e dos trovões.

Depois de acabar a sessão fomos visitar a exposição que havia no planetário, onde vimos alguns objetos antigos, um telescópio, um pequeno foguetão e muitas fotografias do universo.

Depois de tudo visto regressámos à escola.

Gostámos muito desta visita e adorávamos voltar lá outra vez!


( texto coletivo – 4º B)



Sem comentários:

Enviar um comentário