Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

O Painel Identificativo da Escola





Em 1765 D. José I, rei de Portugal, concedeu o título de 1º conde da Lousã a D. João de Lencastre.
Juntamente com o título foram- lhe concedidas terras, onde hoje fica situada a nossa freguesia. A nossa escola foi, por isso, construída em terrenos outrora pertencentes a esta nobre família.
No ano de 2008, havendo necessidade de se colocar à entrada da escola um painel que a identificasse, a professora Estela Madureira, professora e coordenadora desta escola durante variadíssimos anos, sugeriu que o fizéssemos em azulejo. Tendo em conta o nome da escola, definiu-se que deveria ser o desenho do Palácio Residencial dos Condes da Lousã aquele que deveria ficar impresso no referido painel.
Escolhido o tema, o professor Luís solicitou a um familiar seu, de nome Vitorino Luz, para o desenhar, o que o mesmo fez com bastante satisfação. Por essa altura, tínhamos tudo: os azulejos, o desenho e a vontade de construir o painel…Aquilo que não tínhamos era a mufla para cozer os azulejos, uma vez que a que iriamos utilizar se encontrava avariada… E assim o ano letivo chegou ao fim, tendo o projeto ficado por concluir. A professora Estela aposentou-se, sendo substituída pela professora Elza Veiga, e mais um ano passou… No início de 2010 a professora Elza tentou reerguer o projeto, decidindo-se então que, devido à qualidade do desenho, este trabalho deveria ser elaborado por pessoas entendidas na arte de trabalhar o azulejo, o que não era o caso de nenhum dos docentes da nossa escola. Assim, a referida professora tratou logo de dinamizar uma parceria entre a nossa escola e a escola Secundária D. João V, tendo sido os alunos do CEE, orientados pelas professoras Maria Bela Garnel e Zélia Santos, a elaborar o nosso painel, depois de escolhidas as cores por parte dos nossos professores. O trabalho ficou pronto no final do ano letivo transato, tendo o painel sido colocado no início deste ano letivo.

Na sequência desta parceria envolveu-se novamente toda a escola, incluindo o jardim infantil, na feitura de um grande painel, onde participaram todos os alunos, que irá ser colocado na parede principal do jardim-de-infância.


Sem comentários:

Enviar um comentário