Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

O Halloween e o Dia de Todos os Santos




Que sujeira!
 
Casa de bruxa tem rato,
sapo, morcego e coruja.
Pra que é que serve a vassoura,
se a casa dela é tão suja?
                              
(Pedro Bandeira)

                                                                            
31 de outubro - Halloween ou Dia das Bruxas
 
O Halloween é uma festa comemorativa celebrada todos os anos no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos.
É realizada em grande parte dos países ocidentais, porém é mais representativa em Inglaterra e nos Estados Unidos da América. Neste país, a tradição, levada pelos imigrantes irlandeses, chegou a meados do século XIX.


História do Dia das Bruxas

Esta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (que na época terminava a 31 de outubro), os espíritos saíam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros.
Por ser uma festa pagã foi condenada na Europa durante a Idade Média, quando passou a ser chamada de Dia das Bruxas.
Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.
Com o objetivo de diminuir as influências pagãs na Europa Medieval, a Igreja cristianizou a festa, criando o Dia de Finados (2 de novembro).
 
Símbolos e Tradições

 Esta festa, por estar relacionada na sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras.
São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zombies, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankenstein.
As crianças adoram participar nesta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”.
Felizes, terminam a noite de 31 de outubro com sacos cheios de guloseimas, chocolates e doces.


O nosso cartaz…
1 de novembro – Dia de Todos os Santos


Deve-se ao Papa Bonifácio IV a celebração deste dia que pretende recordar todos os homens e mulheres cujo nome ficou para sempre celebrizado no panteão dos glorificados.
Foi no distante ano de 609 d.C. que o Papa Bonifácio dedicou o panteão de Roma à Virgem Maria e a Todos os Santos, no dia 13 de maio, tendo sido depois a data alterada para o dia 1 de novembro, pelo Papa Paulo III, que dedicou a primeira capela a todos os santos na Basílica do Vaticano. A igreja ortodoxa celebra este dia no domingo seguinte ao Pentecostes.
Em Portugal as celebrações perderam-se um pouco ao longo dos anos, mas não há muito tempo atrás que as crianças se juntavam pela manhã para ir batendo de porta em porta a pedir pelos ‘santinhos’ e pela alma das pessoas que já morreram. Levavam uma bolsa de pano e recebiam o que as pessoas podiam dar como dinheiro, maçãs, castanhas, rebuçados, nozes, bolos, chocolates, etc.
Este costume perdeu-se bastante porque os pedidos eram feitos por necessidade devido à miséria que imperava. Nas casas, a mesa era posta com o que os donos tinham de melhor para comer e beber e quando os pedintes batiam à porta eram convidados a entrar e a sentar-se.
Em certas zonas do país ainda continua o costume de se confecionarem broas de milho para dádivas. Uma iguaria que não faltava eram as tradicionais papas de milho divididas em pratos individuais que cada pessoa comia juntando-lhe leite e mel ou açúcar.
Este feriado é ainda aproveitado para o arranjo das campas dos cemitérios com vista à celebração do Dia de Finados.
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário