Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

sábado, 27 de outubro de 2012

O Pipas na escola!



No passado dia 23 de outubro, os alunos da nossa escola participaram num estudo sobre IMC, promovida pela Câmara Municipal da Amadora. Esta atividade foi desenvolvida pelas estagiárias do 4º Ano do Curso de Ciências da Nutrição do Instituto Superior de Ciências da Saúde - Egas Moniz: Margarida Firmo, Carla Esteves e Ana Rita Manteigas.

Sabem o que é o IMC?

O (IMC) índice de massa corporal é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.
Foi desenvolvido por Lambert Quételet no final do séc. XIX e trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é uma medida internacional de obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Como se classifica?

O resultado é comparado numa tabela que indica o grau de obesidade do indivíduo.
Vejam só:

IMC
Classificação
< 18,5
Abaixo do Peso
18,6 – 24,9
Saudável
25 – 29,9
30,0 – 34,9
Obesidade Grau I
35,0 – 39,9
Obesidade Grau II (severa)
≥ 40,0
Obesidade Grau III (mórbida)

Depois de todos se pesarem e de se medirem, os alunos da Pré, do 1º A e do 1º B assistiram a uma sessão e participaram num jogo sobre “Alimentação Saudável – A nova roda dos alimentos ”.

O que é A Roda dos Alimentos?
 
 
A Roda dos Alimentos foi criada em 1977 e é um instrumento de educação alimentar.
 
A sua forma circular associa-se ao prato vulgarmente utilizado às refeições, e a sua divisão por grupos permite identificar facilmente qual a proporção com que os alimentos de cada um desses grupos deve estar presente na alimentação diária, incentivando maior consumo dos alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor consumo daqueles que se encontram nos grupos de menor dimensão. Dentro de cada grupo estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes, que devem ser regularmente substituídos entre si de modo a assegurar a variedade alimentar.
 
No final deram ainda algumas recomendações para uma alimentação diária mais saudável!
 
Foi muito interessante!

 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário