Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Visita de Estudo ao Museu de Arqueologia da Amadora

 
  
No dia 9 de maio de 2013, nós, os alunos do 3.ºB e do 3.º A, fomos ao Museu de Arqueologia da Amadora, no autocarro da Câmara Municipal.
 
Quando lá chegámos, fomos recebidos pelas técnicas que trabalham no museu e que nos deram as boas vindas, tirando uma fotografia para a posterioridade.
 
De seguida, ouvimos uma breve apresentação do museu e explicaram-nos que a Câmara Municipal da Amadora comprou aquela casa (casal agrícola) em 1997, por se tratar da casa mais antiga do concelho, com aproximadamente 800 anos. Foi referido ainda que aquele era um museu municipal dedicado à preservação, estudo e valorização do património histórico e arqueológico do município da Amadora.
 
Após esta breve introdução, começámos por ver, à entrada, uma parede com vinte e nove nichos e duas janelas. Estes nichos serviam para os pombos repousarem. Eles tinham a importante função de comer os insetos/pragas das plantações agrícolas.
 
Posteriormente, dirigimo-nos para uma sala, que era o antigo quarto da casa, onde estavam expostas três peças antigas: penico, prato e panela.
 
Depois, fomos para a cozinha, e vimos uma gamela enorme, uma balança antiga e muitos outros objetos, mas o que mais nos fascinou foi o poço que lá existia.
 
Quando saímos da cozinha, vimos dois objetos engraçados, um amolador de tesouras e facas e um arado.
 
Seguidamente, dirigimo-nos para o piso onde, antigamente, estavam os animais. Na primeira sala, explicaram-nos a evolução da espécie humana através da análise do crânio humano. Nesta sala havia vitrines com imagens e textos representativos do património local.
 
Seguimos para outra divisão que tinha dois moinhos em miniatura (um movido a água e outro movido a vento) e ainda uma maqueta, tendo sido explicada cada uma das partes constituintes dos moinhos e como eles funcionam.
 
Ainda tivemos tempo de visitar uma sala na qual estavam representados os vestígios romanos na região (estradas, aquedutos, pontes...) e outra sala com várias peças antigas (máquina de escrever, rádio, notas em escudos, fotos…).
 
Para finalizar, foi-nos apresentado o mapa da região com o Aqueduto Geral das Águas Livres, mandado construir por D. João V, em 1731.
 
Antes de virmos embora, fizeram-nos algumas perguntas e tivemos direito a um presente, um livro.
 
Em conclusão, nós gostámos muito desta visita de estudo porque aprendemos mais sobre o nosso município e de uma forma divertida.
 
A turma do 3.º B
 






Sem comentários:

Enviar um comentário