Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

sábado, 15 de junho de 2013

Visita de Estudo ao Jardim Botânico



No passado dia 3 de junho de 2013, nós, os alunos do 2ºA e do 2º B, fomos visitar o Jardim Botânico da Universidade de Ciências de Lisboa. Quando lá chegámos, fomos muito bem recebidos pela monitora Susana Paço que, de uma forma animada e muito clara, nos explicou e ensinou muitas coisas acerca de árvores e de plantas.

Começámos por observar uma árvore que existe desde o tempo dos dinossauros, à qual lhe dão o nome de “ginkgo biloba”, cujas folhas são usadas para o fabrico de suplementos alimentares, que têm como função melhorar a nossa memória. Esta árvore cresce em muitas zonas do Japão e a monitora explicou-nos que é tão resistente que sobreviveu à bomba atómica da II Guerra Mundial. De seguida, fomos observar a beleza da magnólia e das suas flores brancas. Passeámos mais um pouco e entrámos numa pequena estufa onde havia muitas orquídeas, com diferentes flores, tendo uma delas flores parecidas com abelhas, cujo objetivo é atrair os zangões para as polinizar. A monitora Susana também nos mostrou várias espécies de plantas carnívoras e as suas diferentes formas de capturar as suas presas. Quando saímos da estufa, deparámo-nos com a árvore mais interessante da nossa visita de estudo, a figueira-do-inferno, que faz parte da flora da Austrália e que atinge dimensões enormes, devido à sua capacidade de criar troncos secundários através das suas raízes aéreas.

Já na parte final da nossa visita, contemplámos a beleza do dragoeiro, originário das ilhas Canárias, a grandeza das sequoias, a árvore mais alta do mundo, e a variedade imensa de palmeiras que o Jardim Botânico de Lisboa possui.

Ao longo de todo o passeio, desenhámos folhas, flores e frutos de todas as plantas que observámos, tal como os cientistas faziam há 140 anos, altura em que foi fundado o Jardim Botânico.

Gostámos muito desta visita de estudo e esperamos poder repeti-la.





Sem comentários:

Enviar um comentário