Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Curiosidade do mês de novembro



Quem inventou a pastilha elástica?

Quase todos os meninos e meninas gostam de pastilha elástica, sendo o seu uso um dos hábitos mais comuns na população mundial. Mas de onde terá vindo e quem a terá inventado?

Existem provas de que já na Grécia antiga se mascava a resina de uma árvore chamada mastiche para lavar os dentes e dar um hálito fresco.

Porém, há evidências que a pastilha foi usada pela primeira vez por índios mexicanos. Fizeram-na a partir da seiva branca de uma árvore local chamada sapotizeiro, que cresce na Península do Iucatão.

A seiva branca endurecida, chamada chicle, podia mastigar-se, mas não tinha sabor, contrariamente ao que acontece com a pastilha elástica atual.

Mais tarde, a seiva foi introduzida nos Estados Unidos da América para comercialização. Nesta altura, Thomas Adams, fotógrafo e inventor, teve a ideia de cobrir pedaços de chicle com açúcar, para dar sabor à goma. No início, Adams vendeu a sua pastilha em pequenas bolas redondinhas. Mais tarde os Chicletes de Adams tornaram-se pedaços pequenos e achatados.

O nova-iorquino John Colgan achou o feito fantástico e resolveu acrescentar aroma às pastilhas, mudando-lhes também o formato. Colgan vendia-as em retângulos finos e achatados, formato utilizado ainda hoje em dia pelos principais fabricantes de pastilhas elásticas.

A estes inventores juntou-se William Wrigley Jr. que conseguiu adicionar açúcar e sabor a canela ou a menta, conseguindo popularizar assim o ato de mascar pastilha elástica, em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário