Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A Bandeira Nacional



A Bandeira e o Hino Nacional são dois símbolos que dignificam o nosso país e os quais devemos honrar e respeitar.
A Divisão Policial da Amadora, em parceria com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Sociocultural da Câmara Municipal da Amadora, desenvolveram uma ação sobre a importância e as regras para o uso da Bandeira Nacional.
Desta forma, no passado dia 24 de novembro de 1013, três agentes da Escola Segura vieram até à nossa escola desenvolver uma ação esclarecedora sobre a Bandeira Nacional.
Começaram por nos falar da importância e das regras genéricas de utilização da Bandeira. Mais tarde falaram-nos sobre os locais onde deverá ser hasteada a Bandeira.
Aprendemos que existem locais obrigatórios, como por exemplo, nos locais de órgãos de administrações públicas, monumentos nacionais, sedes de institutos e empresas públicas e também locais em que o hastear da Bandeira Nacional é opcional, tais como delegações dos institutos e empresas públicas, instalações de entidades privadas e de pessoas coletivas.
Também nos explicaram que, nos locais onde a Bandeira for hasteada opcionalmente, só deverá sê-lo cumprindo as regras e protocolos definidos.
Depois informaram-nos sobre as regras do ato de hastear a Bandeira. Ficámos a saber que deverá ser hasteada todos os dias em locais como a Assembleia da República, a Presidência do Conselho de Ministros, o Supremo Tribunal de Justiça e o Tribunal Constitucional.
Noutros locais, a Bandeira deverá ser hasteada aos domingos e feriados e em ocasiões especiais.
Aprendemos, também, que nos dias em a Bandeira é hasteada, deverá acontecer pelas 9h00 e arreada ao pôr do sol e que as Bandeiras da União Europeia e das regiões autónomas só poderão ser hasteadas em conjunto com a Bandeira Nacional.
Depois de todas estas explicações, aprendemos quais as posições das Bandeiras e a ordem de precedência das várias bandeiras, isto é, a Bandeira Nacional quando hasteada com outras, deverá ocupar sempre o lugar mais honroso e é sempre a primeira a ser hasteada e a última a ser arreada.

Sem comentários:

Enviar um comentário