Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

domingo, 22 de dezembro de 2013

Curiosidade do mês de dezembro




POR QUE É QUE UMA SEMANA TEM SETE DIAS?

Com certeza que já se questionaram sobre a constituição dos dias da semana. Então, por que é que uma semana tem sete dias?
Pois muito bem, um dia é o tempo que decorre de um nascer do Sol ao outro. Um mês é o tempo que passa de uma Lua cheia à seguinte.
Há muito tempo atrás, as pessoas usavam estes períodos de tempo para organizarem as suas vidas, mas precisavam de algo que fosse mais longo do que um dia e mais curto do que um mês. Por isso, juntaram-se sete dias, que perfaziam uma semana, na antiga cidade da Babilónia.
Sabiam que...
         A semana grega tinha dez dias e a semana romana oito?
Os antigos babilónios fizeram então o seu calendário usando as fases da Lua e decidiram fazer uma semana com um período de sete dias, que era o tempo que passava durante cada fase da Lua.
As fases da lua são: de Lua nova a quarto-crescente; de quarto-crescente a Lua cheia; de Lua cheia a quarto-minguante e deste a Lua nova, durando sete dias cada uma delas.
O uso da semana de sete dias alargou-se a todo o mundo, com a expansão do Cristianismo e do Islamismo.
Desde essa altura, houve épocas em que alguns países tentaram criar semanas de extensões diferentes.
Em 1792, em França, experimentou-se uma semana de dez dias, que foi um fracasso. Aparentemente, a semana de sete dias adaptava-se melhor à vida das pessoas. Na União Soviética experimentou-se um sistema de cinco dias em 1929 e outro de seis dias em 1932, mas descobriu-se que nenhum deles funcionava bem e em 1940 regressou-se à semana de sete dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário