Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

domingo, 22 de dezembro de 2013

Tradições natalícias em Portugal


Portugal, apesar de ser um pequeno país em dimensão e em população, tem muitas e variadas tradições, fruto dos seus quase novecentos anos de história.
As tradições de Natal não são exceção. De norte a sul do país, as tradições vão-se mantendo vivas devido à vontade das pessoas em, ano após ano, celebrarem o que de mais importante há na vida: a bondade, o convívio e a partilha.
A Missa do Galo, na vila de Gonçalo, no distrito da Guarda, é um local onde ainda persiste a tradição ancestral de colocar a figura do menino Jesus no presépio depois das pessoas assistirem à missa. Só depois é que se trocam os presentes e se compartilha a ceia de Natal.
Em Penamacor, mantém-se viva a tradição do Madeiro, que consiste em acender grandes fogueiras no largo da igreja, reunindo-se as pessoas à sua volta, cantando e dançando canções tradicionais.
Em Monsaraz, no distrito de Évora, há já vários anos que, nesta quadra natalícia, se coloca por toda a vila um presépio de rua, estando no castelo desta vila o conjunto principal com a Virgem Maria, o menino Jesus e São José.
A quadra natalícia, na região de Guimarães, começa a dezasseis de dezembro, com o dia da Senhora do Ó, celebrando-se uma novena em honra do menino Jesus.
No interior algarvio, após a consoada, as famílias costumam visitar-se, aproveitando para petiscar as iguarias típicas da quadra.
Na região de Trás-Os-Montes, a tradição de se homenagear os entes queridos que já faleceram, colocando uma mesa para estes ao lado da mesa da família, já quase não se usa, mas até há poucos anos ainda havia muitas famílias a perpetuar este costume.
No arquipélago dos Açores dá-se especial importância à  conceção do presépio, onde o menino Jesus tem um lugar de destaque.
Nas madrugadas antes da noite de natal, os madeirenses fazem questão de proceder à matança do porco, para prepararem a carne de vinho e alhos, iguaria imprescindível na mesa da consoada.
Em Portugal, atualmente, de norte a sul, as tradições de Natal estão a ressurgir, o que evidencia o gosto das pessoas pelo genuíno e pelas tradições portuguesas.

Sem comentários:

Enviar um comentário