Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Curiosidade do mês de... fevereiro!



Porque é que os ponteiros do relógio rodam para a direita?

Seguramente, já se questionaram sobre este assunto, mas sabem a resposta?

Pois bem, como é sobejamente conhecido, o primeiro relógio que existiu foi inventado no antigo Egito e baseava-se no movimento da sombra provocado por um objeto quando é atingido pelo Sol. É o chamado relógio de Sol!

Como funcionava?

Espetava-se no solo um pilar de pedra (normalmente um obelisco) e, à medida que o Sol “percorria” os céus, a sombra da pedra também se deslocava. Então, como o Egito fica no Hemisfério Norte e o Sol nasce no Oriente e põe-se a Ocidente, as sombras deslocavam-se sempre para a direita.

Nos países a Norte do equador, a sombra provocada por um objeto cai sempre no sentido Norte e roda para a direita.

Nos países do extremo Sul, como a Austrália, as sombras dos objetos atingidos pelo Sol caem no sentido sul. À medida que o Sol se “desloca”, as sombras rodam sempre para a esquerda.

Se os relógios mecânicos tivessem sido inventados no Hemisfério Sul, os ponteiros provavelmente rodavam para a esquerda e não para a direita.

Sabiam que…

Os relógios mecânicos tiveram a sua origem nos relógios de Sol, mas hoje em dia medem o tempo através da oscilação de cristais ou átomos. Os relógios com cristais de alta precisão não se adiantam nem se atrasam mais que dois décimos de segundo por dia.


Os relógios mais precisos são os relógios atómicos, que têm uma variação de apenas um bilionésimo de segundo por dia.


Sem comentários:

Enviar um comentário