Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Com conta, peso e medida




No dia 30 de novembro, as turmas do 2º ano da EB1/JI Condes da Lousã foram à Fundação Calouste Gulbenkian visitar a exposição “Com conta, peso e medida”. Esta visita permitiu aos alunos observarem algumas obras de arte e explorarem conceitos matemáticos a partir de questões muito pertinentes, como por exemplo:

Ø  Será que as obras de arte têm peso?
Ø  E têm medida?
Ø  E que utilidade poderá ter um termómetro no museu?
Ø  Os materiais terão todos a mesma temperatura?
Ø  E o que tem a ver um relógio com uma obra de arte?
Ø  Quantas horas demorarão a criar uma obra de arte? Certamente, uma pintura maior demorará mais tempo do que uma mais pequena…

Para responder a estas questões, as monitoras que acompanharam as turmas iam retirando de uma cesta objetos: uma balança, uma fita métrica, um termómetro e um relógio.  
Através da observação de uma pintura, pudemos explorar a existência de cores quentes e de cores frias. O amarelo faz lembrar o Sol quentinho. O laranja do fogo também é quente. Pelo contrário, o azul lembra o gelo que é frio.

De seguida, os alunos observaram uma escultura diferente, constituída por uma estrutura de alumínio, vidro e espelhos, no seu interior e exterior. Facilmente os alunos constaram que, ao contrário de uma pintura, esta escultura ocupa um espaço diferente de uma pintura. É a três dimensões. Permite andar à volta e vê-la de várias perspetivas. Além disso, os espelhos criam a ilusão da profundidade.
Surge depois uma obra de um artista alemão, Hein Semke: uma escultura de um corpo sem cabeça, sem braços e sem pernas, ou seja, uma figura humana incompleta e desproporcional, feita de cimento que lhe confere uma cor escura e um ar pesado. Por que é que o artista terá feito só aquela parte do corpo? E por que é que apresentava medidas desproporcionais? A verdade é que os artistas criam novas formas a partir daquilo que já existe.

Finalmente, a visita terminou com um Livro de Artista. Não é propriamente uma história, mas um conjunto de pinturas onde as imagens podem sugerir partes de uma história, tudo depende da imaginação de cada um.

Esta atividade orientada foi muito interessante e permitiu aos alunos abordarem de forma mais aliciante alguns conteúdos que irão ser trabalhados nas aulas de Matemática.  Esta articulação com a Arte e as Expressões foi uma forma estimulante para a aprendizagem dos alunos e um modo de despertar o gosto pela Matemática e pela Arte.








Sem comentários:

Enviar um comentário